Pratos Principais, Receitas e artigos em Português

‘Bitoque’ com ‘ovo’ a cavalo

Ora bem, bitoque com ovo a cavalo, quem nunca, não é verdade? Não descansava enquanto não experimentasse fazer a versão vegan e deixem que vos diga, não desiludiu! Ora vejam esta receita tão simples!

Tipo: prato príncipal

Tempo: 30 minutos

Serve: 4

Ingredientes:

para o ‘bitoque‘: 4 fatias de seitan (veja a minha receita para seitan ou pode usar de compra); 2 colheres de sopa de molho de soja; pimenta preta; alho granulado.

para o ‘ovo’: 1 bloco de tofu firme; 1/2 xícara de água; 2 colheres de chá de amido de milho; 1 colher de sopa de óleo vegetal; 1 colher de chá de flocos de levedura nutricional; 1/2 colher de chá de sal preto; uma pitada de açafrão; pimenta preta e sal; um pouco de óleo para fritar.

Sugestão: sirva com arroz branco, batatas fritas e uma salada.

Utensílios:

1 panela pequena

2 frigideiras

grelhador (ou tostadeira)

colheres e facas

batedor de ovos (fouet)

Instruções:

Se servir com arroz e batatas fritas, sugiro que comece por cozinhar estes acompanhamentos, pois os ‘ovos’ e os ‘bifes’ podem ser feitos enquanto o arroz e as batatas estiverem a fazer.

Para os ‘ovos’: para fazer a parte amarela, adicione água, amido de milho, óleo vegetal e sal preto numa panela e misture com o batedor de ovos; aqueça em lume baixo, misturando bem e cozinhe por cerca de 3-4 minutos; adicione uma pitada de açafrão para que fique amarelo; Quando começar a engrossar, retire do lume e reserve; Para a parte branca, retire a água do tofu e corte 4 fatias iguais, não muito finas, mas também não muito grossas. Apare as bordas para que elas tenham uma forma oval, como um ovo (pode até usar metade de uma casca de abacate para moldar o tofu). Frite as fatias num pouco de óleo, virando dos dois lados até que fique dourado – polvilhe um pouco de sal e pimenta. Depois de frito, retire do lume e corte uma seção redonda do tofu no meio e coloque 1 ou 2 colheres de chá da mistura amarela (se colocar em cima do ‘bife’, sugiro que este esteja pronto antes para poder colocar diretamente).

Para os ‘bitoques’: Coloque as fatias de seitan no grelhador/ tostadeira e cozinhe por cerca de 2 a 3 minutos de ambos os lados, até que apareçam marcas escuras (se você não tiver grelha, não há problema, pode usar uma frigideira, simplesmente não as terá aquelas marcas mais escuras típicas). Transfira para uma frigideira antiaderente, polvilhe com pimenta preta, alho em pó e molho de soja sobre as fatias e cozinhe por mais 2 minutos de cada lado, em lume baixo.

Bom proveito (com uma cervejinha ou um copo de vinho, porque não?)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.