Receitas e artigos em Português, Sobremesas /Doces

Baba de camelo

Se nunca comeu baba de camelo, não se desengane com o nome pouco sugestivo, que aparentemente foi dado por uma dona de casa desesperada que estava a tentar criar uma sobremesa para dar e impressionar os seus convidados. É uma sobremesa muito deliciosa, mas a tradicional leva muitos ovos. Eu recriei uma versão vegan e é tão boa! Devo confessar que tive realmente que me concentrar nas minhas memórias mais profundas para me lembrar como era o sabor- esta nova versão não desilude!

Tempo: 4 a 5h

Dificuldade: 2 panelas

Tipo: sobremesa

Serve: 5 a 6 porções

Ingredientes:

1 porção de leite condensado de coco (1 lata de leite de coco com 1/4 xícara de açúcar amarelo)

1 porção de aquafaba (líquido de uma lata de grão de bico sem sal + 1 saqueta de gelatina vegetal em pó + 1 colher de sopa de açúcar em pó)

amêndoa moída ou bolacha tipo Maria triturada para decorar

Utensílios:

uma panela pequena

copo de medir e colheres

batedeira com o batedor de arames

1 tigela

1 recipiente para guardar o leite condensado

recipientes individuais para sobremesa

Instruções:

Leite de coco condensado: ferva o leite de coco e o açúcar numa panela pequena; reduza o lume para o mínimo e deixe ferver por algum tempo (cerca de 40 minutos) misturando ocasionalmente – a mistura final deve ser cerca da metade da quantidade inicial e mais espessa. Transfira para um recipiente pequeno e deixe descansar no frigorífico por 2 horas (ficará mais firme);

Passadas as 2h:

Aquafaba: coloque o líquido do grão de bico numa tigela grande e fria, juntamente com o açúcar e a gelatine vegetal em pó; usando uma batedeira, bata até obter um creme branco grosso e firme – levará cerca de 8 a 10 minutos.

Adicione o leite condensado de coco e misture bem com uma colher; transfira para recipientes de sobremesas individuais e polvilhe com um pouco de amêndoa moída ou biscoitos triturados por cima; mantenha no frigorífico por pelo menos 1 hora para ficar mais firme (de preferência durante a noite).

Nota 1: esta sobremesa não é uma mousse, é mais liquida.

Nota 2: pode dobrar facilmente os ingredientes para fazer mais doses.

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.