
Salada russa, ou ‘Salada Olivier’, tem origem na Rússia – o nome dá uma dica. Porém, os portugueses (e outros países Europeus também) adotaram este prato e é bastante popular. É uma salada de batata com maionese e alguns vegetais. É muito simples, mas muito saborosa, como prato príncipal ou acompanhamento. Também é bom fria ou quente, como preferir. Pode usar maionese vegan de compra, mas esta versão que recomendo é muito saborosa e sem óleo, definitivamente vale a pena experimentar!
Tempo: 25 minutos (mais 1h para maionese)
Tipo: prato príncipal ou acompanhamento
Dificuldade: 1.5 panelas
Faz: 2 pratos príncipais ou 4 acompanhamentos
Ingredientes:
500g de batatas brancas, com pele, cortada em pequenos pedaços
1 xícara de ervilhas congeladas
1 cenoura grande, descascada e cortada em pedaços pequenos
1/2 cebola roxa picada
2 a 3 colheres de sopa de maionese vegan (para fazer a maionese: 300g de tofu macio, 1.5 colheres de sopa de vinagre de cidra, 1 colher de chá de alho em pó, 1/2 colher de chá de cebola em pó e sal a gosto)
pimenta preta moída a gosto
azeitonas e tomates picados para decorar (opcional)
Utensílios:
Liquidificador/ processador de alimentos
panela
tigela
copo medidor
faca e tábua de cortar
Instruções:
Para a maionese: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata em velocidade alta até ficar homogéneo; transfira para um recipiente de vidro coloque no frigorífico durante cerca de 1h antes de usar;
Ferva as batatas cortadas e a cenoura durante cerca de 15 minutos;
Adicione as ervilhas congeladas e deixe cozinhar por mais 5 minutos; retire do lume e escorra a água;
Transfira para uma tigela, adicione a cebola picada, 2-3 colheres de sopa de maionese e pimenta preta a gosto- misture;
Adicione os tomates picados e as azeitonas por cima antes de servir (opcional).
Nota: Pode guardar a maionese restante no frigorífico num recipiente fechado até cerca de 1 semana.
